Diante da atual situação do nosso país, nos últimos dias tenho dedicado muitas horas conversando com clientes, empresários de diversos setores, professores e investidores.
O grande objetivo era buscar obter informações, perspectivas, dicas, experiências, enfim, enviar uma mensagem que pudesse contribuir para que possamos atravessar essa crise da melhor forma possível.
Paralelo a isso, eu pensava em como é que eu poderia preparar um material que compilasse as informações que foram obtidas, algo que pudesse demonstrar que, apesar de estarmos vivendo algo jamais visto, demonstrasse ou afirmasse que vamos superar mais essa e em breve será mais uma história contada em reuniões e encontros… Por fim, cheguei à conclusão de que menos é mais e por isso decidi que escrever um e-mail simples seria mais apropriado – “antes feito do que perfeito”.
Sem mais delongas, tentarei compartilhar o que foi obtido até o momento:
– Temos que primeiramente manter a calma, fortalecer nossa coragem e ter a certeza de que isso vai passar.
– Até poucos dias atrás, a grande maioria das pessoas reclamava que não tinha tempo para isso ou para aquilo. Hoje, porém, com nosso atual cenário, tem muita gente dizendo que está sobrando tempo, até demais. E como está sobrando tempo precisamos usar nossa criatividade, nossa mentalidade empreendedora, ser flexível à mudança e buscar sermos melhores.
Aproveite esse tempo e reflita um pouco, pense, tente lembrar daquela situação que há algum tempo atrás te tirou o sono por algum motivo. Temos tempo agora para olhar para dentro das empresas, reavaliar processos, rever aquele produto ou serviço que não teve boa saída; quem sabe não é hora de fazer aquele lançamento que não foi feito por falta de tempo?
Avalie, como está a presença da empresa na web, nas redes sociais. Boas empresas não são feitas somente de produtos e serviços. A marca da empresa diz muito sobre ela. Como a sua marca tem sido vista pelo mercado?
Valorize e seja fiel às pessoas que fazem o seu negócio funcionar, seu colaborador, seu cliente e seu fornecedor, enfim, todos aqueles que estão se dedicando para superar esse momento.
Elabore um plano para os próximos 30, 60 e 90 dias. Há muito a fazer. Estabeleça metas, delegue tarefas, “reúna” esforços e pessoas. É preciso pensar fora da caixa, mantendo-se positivo, com visão de longo prazo, porém agindo urgente no curto prazo.
Tenham certeza de que esta mensagem está sendo enviada com muito carinho, com a melhor intenção possível e esperamos que possa contribuir na reflexão e condução das ações futuras. Saibam que podem contar com a Team Work! Somando esforços, vamos superar este momento e sairemos fortalecidos e mais evoluídos.
Forte abraço!
Marcos Junior da Silva.