30 de agosto de 2020

RESERVA DE EMERGÊNCIA – REDUÇÃO DE GASTOS

Artigo do Blog

Em linha com nossa publicação anterior, que acabou gerando bastante feedback e troca de ideias, temos debatido com clientes e não clientes sobre questões que tiram o sono dos empresários atualmente. Foram inúmeras as situações, desde a (des)motivação dos colaboradores até situações onde um empresário afirmou que não quer mais que a empresa cresça, ”está ótimo assim – quanto mais a gente cresce mais fico longe das coisas que eu gosto” afirmou ele.

Refletindo mais especificamente sobre o momento que vivemos em nosso país, dentre as muitas conversas, grande parte do tempo foi debatendo sobre a questão da reserva de emergência e redução de gastos, enfim, de situações muito básicas até as mais complexas, conversamos com pessoas que estão iniciando seus negócios até empresários já consolidados em seus ramos.

Em que pese os brasileiros serem considerados até mesmo resilientes às crises, infelizmente não é da cultura da maioria das pessoas e empresas pensar sobre planejamento financeiro ou educação financeira, que dirá estarem realmente preparados para cenários de crise, como a que estamos vivendo. Essa constatação se reflete no altíssimo número de brasileiros que estão com o nome negativado e por consequência no grande número de empresas que não possuem liquidez e estão constantemente antecipando recebíveis.

Muito antes da relevância que a pandemia trouxe para o tema da reserva de emergência e redução de gastos, já debatíamos periodicamente esse tema com nossos clientes nos quais temos implantado o escopo completo de nossos serviços. Nossa agenda com esses clientes, além das questões relacionadas a contabilidade e tributação, é composta por temas como gestão financeira, gestão de custos, estratégia e planejamento, gestão de vendas, entre outros temas.

Especificamente em relação a reserva de emergência e redução de gastos, é sabido que requer um pouco de esforço e disciplina para ser constituída e implementada e o sucesso deste processo é afetado por diversos fatores, entre eles o estágio do negócio, redução do faturamento, inúmeras desculpas e etc. A pandemia do coronavírus tem feito de forma muito dura que as empresas coloquem esse assunto em pauta….em grande parte dos casos é uma questão de sobrevivência, por isso, o empresário deve se comprometer genuinamente a conhecer os números da empresa, caso contrário estará fortemente sujeito a passar por dificuldades.

A maioria das empresas que assessoramos e acreditaram nos conceitos e métodos (financeiros e contábeis) que implementamos ao longo dos últimos anos, têm superado muito bem esta fase desafiadora que afetou o mundo todo. Tivemos casos pré-pandemia onde foi possível aperfeiçoar a gestão financeira e gestão de custos, o que possibilitou constituir a reserva de emergência em quantia tão expressiva que viabilizou inovar com outras linhas de produtos e serviços, aproveitando demandas não atendidas anteriormente. 

Se entender que questões são importantes para você e para seus negócios, conte conosco!

Estaremos sempre à disposição para uma conversa.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0